segunda-feira, 29 de junho de 2009

O PORQUÊ DA CIRURGIA

Amanhã, 30 de junho de 2009, finalmente me libertarei dos óculos e das lentes de contato. Passarei pela cirurgia de miopia. Desde que ouvi, há muito tempo atrás, que esse tipo de situação passou a ser reversível através de uma cirurgia, a ideia vem rondando minha mente. Porém, naquela época era tudo muito distante, seja pelo caráter até então experimental - o que causava medo - ou pelo lado financeiro, o que se tornava tudo inviável. Passados todos esses anos, como acontece com tudo, os custos diminuíram, a técnica se modernizou e, finalmente, tornou-se acessível.
Se estou com medo? Não mais. Essa não foi uma decisão impulsiva, pensei muito antes de tomá-la. Enquanto tinha medo, sequer considerava a hipótese; mas, depois de parar de bancar o ignorantão, pesquisei, perguntei, li muito sobre e vi que não é nem de perto o bicho de sete cabeças que eu achei que fosse. É claro que riscos existem, assim como todo e qualquer procedimento cirúrgico, mas eu estou seguro de que são mínimos. Além do que, como bem disse minha mãe, na maioria das cirurgias o risco não está no ato em si, mas sim em seguir à risca as orientações do pós-operatório, ou o 'resguardo'. Concordo. Por isso vou fazer tudo que me for recomendado - e um pouco mais.
Pra variar, escrevi um monte mas ainda não dei os motivos. Então, aqui vão algumas coisas que mudarão na minha rotina a partir de amanhã:
- Poderei dormir no sofá assistindo TV sem me preocupar em entortar a armação, machucar o rosto ou correr o risco de ficar com a lente colada no globo ocular;
- Nas minhas próximas viagens noturnas poderei, ao chegar pela manhã no destino, 'sacar' meus óculos escuros sem ter que, antes, procurar um lugar decente pra colocar as lentes;
- Abrir os olhos debaixo d'água, entrar no mar sem medo de levar um caldo e ficar 'cegueta';
- Preencher a face de álcool (como diria Fábião do Morróida) e dormir no sofá dos amigos, na rede do albergue ou, porque não, no carro mesmo; (não se preocupem, não tenho intenção de me tornar um alcoólatra...);
- Enxergar o tamanho real da TV e do monitor do computador. É isso mesmo, os óculos diminuem a dimensão das coisas. Com as lentes enxergo tudo na sua devida proporção, mas com menos de dez minutos em frente ao computador, com elas, minha cabeça parece que vai explodir;
- Nunca mais precisarei ficar conferindo, antes de sair de casa, se estou levando na mochila ou no carro o 'kit de sobrevivência': soro, solução pra guardar e estojo das lentes;
Enfim, se for enumerar mesmo todos os motivos, posso escrever um enciclopédia.
O fato é que, como disse uma amiga minha, aos poucos vou conseguindo realizar sonhos e vontades que há tempos vinham me seguindo mas, que por 'n' razões, não conseguia torná-las reais. Pra muitos, essa cirurgia pode parecer mero capricho estético, frescura, fogo no cu ou pitudice. Não é.
É o fato de estar de saco cheio dessa paranóia, desses cuidados, ainda que tais coisas nunca tenham me impedido de fazer o que quer que fosse. E tem mais, daqui alguns anos a tal da vista cansada vai bater à minha porta e a última coisa que eu quero é ter que ficar com DOIS óculos, um no rosto e outro na cordinha, pendurado no pescoço. Pra longe, usa um. Vai ler, 'espere um segundo até que eu troque meus óculos'. Ou ainda, a opção daqueles multifocais gigantes.
Não, obrigado.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Copiando e colando

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que não gozam muito e nem sofrem muito, porque vivem na penumbra cinzenta que não conhece nem vitória, nem derrota". (Theodore Roosevelt)

Às vezes acontecem coisas que, na hora, eu penso: "Vai pro blog". Mas depois que esfria, me dá um preguiça de sentar e desenvolver o texto... Acho que isso é trauma da faculdade. Tive que escrever tanto, mas tanto que só de pensar em fazê-lo me dá calafrios. Atualmente só faço ler os textos da net - e ainda assim os mais curtos possíveis.


Sendo assim, quando me ter na telha, vou jogar algumas frases e/ou textos copiados de outros lugares. Até a inspiração vir de vez.


*Acabei de descobrir que o blog não aceita que eu copie e cole do Word...