quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Jack? Ou Jeff?

     Tempos atrás eu fiz um post intitulado "Ódio", onde descrevi inúmeras coisas que me desagradam, descontentam ou das quais simplesmente não gosto. Claro que o uso constante do 'odeio' fez tudo parecer muito radical, exagerado, como se eu tivesse uma ira descontrolada dentro de mim. Não era pra ser assim; usei e abusei do 'odeio' mais por uma questão estética do que qualquer outra coisa. Bom, acontece que entre tantas frases, uma causou um certo desconforto numa das comunidades que eu participo no Orkut; a fatídica frase foi "odeio que me chamem de Jeff" - e lá todos me chamavam de Jeff. Aí, foi um tal de pedirem desculpas e tal, um melindre... Mesmo eu tendo explicado que não era pra tanto, na verdade eu quis dizer, apenas, que prefiro que me chamem de outra coisa, que Jeff tá em último lugar. Enfim...
     Mas pra entender o porque dessa 'polêmica', vamos voltar no tempo.
     Diz minha mãe que meu nome era pra ser Patrick (oi?), mas meu irmão bateu o pé e escolheu o nome que tenho hoje - parece que ele viu na televisão e escolheu. (Aliás, agora me bateu uma dúvida. Naquela época ultrassom era artigo de luxo, logo só souberam que era menino quando nasci. Qual seria meu nome de menina? hahaha). Sendo assim, cresci sendo chamado de Jé, Jéffê (nessa pronúncia), Jeffinho , Jelão - apenas meu pai sempre me chamou pelo meu nome inteiro.
     Já na época da escola, começam aquelas bobeiras de inventar assinatura, codinome e tal; passei a deixar as minhas iniciais - JAC - em tudo que era caderno, na lousa... Foi então que um colega de classe me disse: "Acrescente um 'k' nas suas iniciais que assim vira Jack". Na hora! Desde então, todo tipo de 'assinatura', recadinho, cadastro na internet, e-mail, login, tudo mesmo, virou Jack. Mas o Jack não 'pegou' nas ditas redes sociais, todos preferiram usar a corruptela Jeff... E o problema do Jeff é que não gosto da sonoridade, sei lá...
     Mais recentemente, passei a viajar com uma certa frequência pelo Brasil, ficando em albergues, e sempre conheço estrangeiros. Claro que pra eles também é muito mais fácil me chamarem de Jeff do que Jack - pois até parece que eu vou ficar sendo chato a ponto de pedir pra me chamarem de Jack e explicar o porquê desse 'codinome'.
     Então, meio que fui vencido pelo cansaço. Já estou me acostumando com o Jeff...
     Portanto, leitores e leitoras, fiquem à vontade para se referirem a mim como quiserem: Jack, Jeff, Jé, Jelão, Jeffe, whatever...





Nenhum comentário: