domingo, 6 de maio de 2012

Divagações praianas

Faz tempo que não posto aqui... Cá estou eu, pela quarta vez, na Praia da Pipa. São tantas coisas que passam pela minha cabeça agora, nem sei por onde começar. Dizem que a vida é feita de sonhos e só tem graça quando você vai atràs deles. Mas como e quando esses sonhos surgem? Foi alguma história que ouvimos? Um filme ao qual assistimos? Ou simplesmente aparecem, assim, do nada? Não sei dizer. O fato é que quando eles surgem, o melhor a se fazer e perseguí-los e fazer o possível para realizá-los. Sejam quais forem, desde que sejam SEUS e de mais ninguém, o certo é fazer com que aconteçam. Há algum tempo comecei a viajar sozinho, coisa que estão carecas de saber. Indo contra o senso comum, descobri ser essa uma atividade que me dà muito prazer. Vou além. Viajar 'solo', mudou a minha vida. Graças a isso, me permiti conhecer um mundo que, se ficasse na segurança da rotina, jamais conheceria. Vi lugares incríveis, vivi experiências marcantes, conheci pessoas inesquecíveis. E graças a esse "vai e vem" estou aqui hoje. Enquanto digito, estou de pernas cruzadas sobre uma mesinha, relaxadíssimo, apreciando ir e vir das ondas do mar e a "morte" diária do sol. Se, há uns bons anos atrás, me dissessem que isso ocorreria, chamaria a pessoa de louca. Mas é real. Estou aqui. Vim pra cá, inicialmente, para um casamento. Sim, me abalei milhares de quilômetros pra isso, pois eu queria e eles valem a pena. E aqui entra a maravilha da coisa. Para alguns, amizades se constróem com o tempo, muito tempo. Pra mim, não. Amizade é isso. Consideração mútua. Dane-se se a gente se conhece desde que nasceu ou desde ontem à noite. Jà vivi o suficiente pra saber isso. Não quero me prolongar no assunto - o que é difícil pra mim - mas o fato é que estou muito feliz com o que conquistei até aqui. Caso morra amanhã, ou fique invàlido (o que seria pior do que morrer), fico com a com a certeza de que valeu a pena escolher o caminho que escolhi. Ainda falta MUITA coisa pra eu fazer, conquistar. Mas, ainda assim, todos os dias me dão a certeza de sucesso. Não pensem que considero o meu estilo de vida o ideal. Longe disso. Jamais serei o dono da verdade. Pelo menos não da absoluta, mas apenas o da minha verdade. Se todos se atreverem a fazer aquilo que desejam - SEJA LÀ O QUE FOR - serão felizes, disso eu tenho certeza. Pena que muitos perdem tempo com formalidades, preocupados com a opinião alheia, com o que "os outros vão dizer". Esses, ao meu ver, desperdiçam suas energias em coisas inúteis. Enfim, cada um é dono do seu nariz e faz aquilo que quiser. O bom seria que todos assumissem sua responsabilidade nisso tudo e parassem de achar que a culpa é do outro. Se sente na merda? Mas o que você fez para sair dela? Será mesmo que a culpa é só do universo? Dos outros? Ou é mais fácil reclamar de tudo do que tomar as rédeas - e a responsabilidade pra você? Não que e tenha uma vida perfeita, ainda tem muita coisa fora do lugar, muitos sonhos a serem realizados. Mas, estou tentando e, aos poucos, conseguindo. Não sei até quando serei capaz de continuar assim. Mas enquanto houver saúde no corpo, dinheiro no bolso e tempo disponível, assim o farei. Não acredito em segunda chance, em reecarnacão. Logo, a hora de ser feliz é agora. Dizem que a única certeza que temos na vida é a morte. Discordo. Além dela, tenho a certeza de nossa realização depende única e exclusivamente de nós mesmos. Atribuir nossas derrotas ao olho gordo, "alguém rogou praga", é covardia. Sejamos nós mesmos a felicidade que queremos. É fácil? Claaaaaaaro que não! Mas impossível também não é. E então? O que você fez por sua felicidade hoje? Sim, pois como bem disse uma grande amiga: "mais valem as pequenas felicidades do que viver eternamente em compasso de espera". Ou algo assim. Ou seja, não espere por um milagre - às vezes não é de um que você precisa. Tchau Pipa! Eu te amo. Volto logo...

Nenhum comentário: